Fotografias recientes ana rosa quintana


Fotografias recientes ana rosa quintana

A aula é direcionada a crianças de oito a doze anos de idade. A realização da mesma se dará em etapas por meio de estratégias didáticas para um melhor entendimento das atividades propostas. As etapas serão:

Etapa 1: Explicar a relação existente o Sol/Terra/Lua que influencia nas fases da Lua.

Etapa 2: Simulação das fases da Lua por meio de uma maquete.

Etapa 3: Aplicação da atividade sobre o reconhecimento das fases da Lua, onde as fases poderão ser pintadas na folha, cujo modelo é sugerido no decorrer dessa sugestão de aula.

Objetivando uma melhor compreensão por parte das crianças em relação ao conteúdo abordado, é sugerida, de acordo com a preferência do professor, a realização da atividade com a maquete ou com um simulador computacional. 

A atividade pode ser desenvolvida em sala de aula ou no laboratório de Ciências, conforme a realidade da escola ou escolha do professor. Dependendo da realidade da escola ou da escolha do professor a atividade pode ser desenvolvida em equipes de 5 integrantes, onde cada equipe realizará as atividades ou ainda com a turma toda sob a orientação e comando do professor.

A Terra, porém, possui um satélite natural que é denominado Lua, e possui uma distância de 384.405km da superfície terrestre, orbitando o planeta. A Lua não possui luz própria, porém reflete a luz advinda do Sol para nós. Essa luz é refletida totalmente ou parcialmente para a Terra, dependendo preponderantemente da fase da Lua. A forma como a Lua está iluminada pelo Sol é o que se nomeia fase da Lua.

            Podemos observar 4 fases principais da Lua, que vemos registradas em calendários inclusive, são elas:

Lua Nova:Quando a Lua e Sol, vistos da Terra, estão na mesma direção.

Lua Quarto-Crescente:Quando a Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados de 90º. A parte iluminada da Lua tem a convexidade para oeste.

Lua Cheia:Quando a Lua e Sol, vistos da Terra, estão em direções opostas,  separados por 180º ou 12 h.

Lua Quarto-Minguante:A Lua está a oeste do Sol, que ilumina seu lado voltado para o leste.

            O intervalo de tempo estimado para que uma fase da Lua seja repetida é de aproximadamente 29,5 dias. Esse período é chamado de lunação.

SEGUNDA ETAPA - Simulação das fases da Lua através de uma maquete

            A maquete é simples de fazer e de usar para a explicação das fases da Lua. Basta ligar a uma tomada o plug da luz e para ir mudando de fase girar o palito de churrasco do globo representativo do Planeta Terra e observar as sombras no globo da Lua representando as fases, quanto mais escuro o ambiente melhor será a visualização das mesmas.

           Detalhe importante: Para a visualização da fase que está ocorrendo no momento da demonstração, a pessoa deve se posicionar em paralelo com a Lua, de forma que o globo representativo do Planeta Terra fique entre a pessoa e a Lua.

 

CONSTRUÇÃO DA MAQUETE

 

·         BASE

Confecciona-se uma base de isopor no tamanho que desejar nesse caso a maquete feita tem 52,5 cm de largura e 56,5 cm de comprimento. Utilizaram-se diversos pedaços grandes de isopor juntando-os com fita durex de forma que ficassem bem firmes (caso optar pela opção de comprar uma folha de isopor já com o tamanho desejado, usar duas folhas para maior resistência), depois de fixado os grandes pedaços de isopor revestir de folha sulfite A4 ou o tamanho que desejar juntando com fita crepe, com o objetivo de aumentar a resistência da base, conforme mostrado na figura 1.

Figura 1

Figura 1: Confecção da base da maquete.Créditos: O Autor.

 

Faz-se o mesmo processo para as bases menores que serão colocados em cima da base maior, neles será posto a lâmpada representando o Sol, e os globos de isopor representando o Planeta Terra e a Lua conforme mostrado na figura 2.

Figura 2

Figura 2– Confecção das bases menores da maquete.Créditos: O Autor.

 

Para fixar as bases menores na base maior utilizaram-se palitos de churrasco, de modo que atravessem as duas bases com o intuito de fixar uma na outra de modo firme. Na figura 3 é mostrado o processo, lembrando que as pontas foram cortadas com o alicate, já que o palito tem tamanho maior do que o necessário para a fixação das mesmas. (Dica: após cortar as pontas bater com o alicate em cima para firmar o palito de modo cuidadoso para não danificar o isopor).

Figura 3

Figura 3– Processo de fixação da base menor na base maior da maquete.Créditos: O Autor.

 

Com o TNT preto (a cor do TNT é opcional, nesse caso foi usado o preto para dar a ideia de Universo), revestir toda a parte de cima da base, cortando em tiras de acordo com os tamanhos entre as bases menores. Para fixar o TNT no isopor, fez-se o uso de tachinhas. A quantidade varia para o tamanho da sua maquete, use o necessário para que esteja bem fixado conforme a figura 4.

 

 

Figura 4

Figura 4– Revestimento de TNT na base da maquete.Créditos: O Autor.

 

·         GLOBO REPRESENTATIVO DA Terra E DA Lua

O globo de isopor que representa o Planeta Terra na maquete possui um ângulo de inclinação correspondente à realidade. Esse ângulo é para a visualização do publico de como ocorrem às estações do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno). A Terra possui um ângulo de aproximadamente 23,5º de inclinação em relação ao eixo X de um plano cartesiano. Essa inclinação do planeta vai variar a intensidade dos raios solares em todo e qualquer ponto do planeta, mudando assim a estação conforme sua translação.

Na maquete traçou-se dois círculos no globo, um para representar  a linha do equador que seria o eixo X da Terra e a outra mostrando a latitude da mesma. Para fixar o planeta na base utiliza-se um palito de churrasco onde vai atravessar o globo de isopor na mesma direção como o traço da latitude e como mostrado na figura. Para deixar no ângulo certo basta fazer o uso de um transferidor. A figura 5 mostra a descrição anterior. A imagem a seguir mostra as datas que cada estação tem inicio. 

Imagem

Imagem que ilustra a rotação e translação da Terra. [Imagem retirada do site: http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/02/movimentos-da-terra-rotacao-translacao.html]

Figura 5

Figura 5 – Globo da Terra e da Lua prontos.Créditos: O Autor.

 

Para fixar a o globo da Lua no globo da Terra, basta pegar um palito de churrasco e cortar a um tamanho de 13 cm e fixar a Terra em um ângulo de 25,3º como mostra a figura 5.

 

·         DECORAÇÃO – opcional

Crianças gostam daquilo que atrai aos olhos delas, e o que melhor do que decorações para atrair o olhar dos pequenos?

A decoração pode variar de acordo com os gostos, nesse caso utilizaram-se estrelinhas feitas de papel laminado colorido. Como mostra a figura 6, é feito o desenho das estrelas na parte branca do papel e recortado, para colar na maquete pegue um pedaço de fita crepe e dobre de forma que fique um circulo, juntando as duas pontas do pedaço cortado.

Figura 6

Figura 6– Confecção da decoração da maquete.Créditos: O Autor.

 

·         PARTE ELÉTRICA

 

Remova a proteção do fio nas pontas, um tamanho de mais ou menos 5 mm. Afrouxe os parafusos de contato do soquete e insira conforme indica o fabricante os fios e aperte os parafusos deixando os fios firmemente conectados ao soquete e fixe o mesmo na base de madeira conforme mostrado nas figuras 7 e 8.

Figuras - 7 e 8 respectivamente.     Figuras - 7 e 8 respectivamente.

Figuras - 7 e 8 respectivamente.Créditos: O Autor.

 

Corte um dos fios na região desejada a se instalar o interruptor e remova a proteção deixando as pontas descascadas, neste caso foi utilizado um interruptor que os fios vão soldados a ele (se utilizado o interruptor com parafusos, siga os passos da instalação do soquete), inicialmente molha-se as pontas dos fios em uma camada de solda estanho, após isto solda-se os fios aos terminais do interruptor espere esfriar e isole com a fita isolante. As figuras 9 e 10 mostram como descascar o fio e molhar as pontas dos fios na solda de estanho. 

Figura 9

Figura 9 – Descascando a ponta do fio.Créditos: O Autor.

Figura 10

Figura 10 – Soldagem dos fios com estanho.Créditos: O Autor.

 

Utilizando as outras pontas dos fios já descascadas afrouxe os parafusos dos terminais do plug e insira os fios descascados no local determinado no produto pelo fabricante, aperte os parafusos e verifique se os fios não estão frouxos como na figura 11, se estiverem firmes feche o compartimento e estará pronto para o devido uso. 

Figura 11

Figura 11 – Instalação do plug nos fios.Créditos: O Autor.

 

Segure a lâmpada com cuidado pela parte superior (bulbo) e encaixe no soquete, rosqueando a mesma até o final e estará pronto para o devido uso. A figura 12 mostra a parte elétrica finalizada.

Figura 12

Figura 12 – Parte elétrica da maquete pronta.Créditos: O Autor.

 

Maquete Finalizada

Utilizou-se um suporte qualquer de aproximadamente 12 cm de altura para ser colocado em baixo do suporte da lâmpada, permitindo assim melhores visualizações, como pode ser visto na figura 13.

Figura 13

Figura 13 – Maquete finalizada.Créditos: O Autor.

 

 

TERCEIRA ETAPA - Aplicação da atividade sobre o reconhecimento das fases da Lua, onde poderão ser pintadas na folha as fases.

 

            A atividade é simples e indicada para crianças menores, trata-se apenas de pintar com uma cor qualquer, a fase da Lua segundo o nome em baixo de cada círculo.

Imagem

 


Fotografias recientes ana rosa quintana 38
Assombrado: 10 Fotos Famosas de Discos Voadores
Fotografias recientes ana rosa quintana 62
Mitologa griega
Fotografias recientes ana rosa quintana 51
A partir de la pr xima semana, cerrar n Playa Blanca por
Fotografias recientes ana rosa quintana 82
Fotografo matrimonio a Roma - Pagina 4
Fotografias recientes ana rosa quintana 7
Meninas novinhas
Fotografias recientes ana rosa quintana 6
C mo espiar el celular de otra persona sin que me
Fotografias recientes ana rosa quintana 68
Fotografias recientes ana rosa quintana 92
Fotografias recientes ana rosa quintana 69
Fotografias recientes ana rosa quintana 53
Fotografias recientes ana rosa quintana 79
Fotografias recientes ana rosa quintana 63
Fotografias recientes ana rosa quintana 96
Fotografias recientes ana rosa quintana 100
Fotografias recientes ana rosa quintana 67
Fotografias recientes ana rosa quintana 46