Fotos do casamento de diana e charles


Fotos do casamento de diana e charles

morte-princesa-diana-20-anos


Há 20 anos atrás, no dia 31 de agosto de 1997 morria, em um acidente de carro em Paris, Diana Frances Spencer, mais conhecida como Diana, a princesa de Gales. Diana estava com o seu namorado, o magnata egípcio Dodi al Fayed, que também morreu no local.

O mundo chorou a morte de Lady Di, foi uma tragédia que causou uma comoção sem precedentes e, até hoje, nenhuma outra personalidade emocionou tantas pessoas de forma tão universal. Passados 20 anos do acidente que tirou a vida da “Princesa do Povo”, título que lhe foi dado pelo então primeiro- ministro do Reino Unido Tony Blair, o legado de Diana ainda ressoa na Família Real.

Desde seu noivado com o príncipe Charles, quando era apenas uma tímida jovem de 20 anos, passando por seu papel de mãe dedicada e defensora de causas humanitárias, até sua morte precoce, com apenas 36 anos, Diana desestabilizou a monarquia britânica e marcou uma época. A obsessão da imprensa mundial por sua vida amorosa e familiar alimentou o amor do povo por uma das figuras mais icônicas do século XX.


O acidente
Diana morreu em Paris, quando o carro onde estava com seu namorado, o milionário egípcio Dodi al- Fayed se chocou contra o pilar do Túnel Alma, no coração da capital francesa. No momento do acidente, Diana, uma das mulheres mais fotografadas do mundo, fugia dos paparazzi. “Acho que uma das coisas mais difíceis de elaborar é o fato de que as pessoas que a perseguiram naquele túnel foram as mesmas que ficaram batendo fotos dela, enquanto ela morria no banco de trás do carro”, disse o príncipe Harry em entrevista à BBC.

Inicialmente, os paparazzi foram culpados pela imprensa e acusados pela Justiça francesa de causar o acidente. Contudo, após dezoito meses de investigação, chegou-se à conclusão de que no momento em que o motorista perdeu o controle do veículo os fotógrafos não estavam perto do carro. Segundo os autos da polícia, Henri Paul estava alcoolizado e muito acima do limite de velocidade permitido, o que causou a batida.

O único sobrevivente da tragédia foi o guarda-costas da princesa Trevor Rees-Jones, que estava no banco do carona. Paul e Dodi morreram na hora. Diana e seu guarda-costas foram socorridos e levados para um hospital. Ela morreu poucas horas após dar entrada no Hospital Pitie-Salpetriere, em decorrência de uma hemorragia interna, severos ferimentos no tórax e na cabeça, e lesões pulmonares.


Mistérios – Além do luto, a morte de Lady Di foi marcada por mistério e muitas teorias da conspiração, alimentadas inclusive por Mohamed al-Fayed, pai do namorado de Diana e então dono das lojas departamento Harrods. Entre elas, a de que a morte do casal, Diana e Dodi, fora arquitetada pela família real, para evitar que a ex-integrante se casasse com um homem de origem egípcia. Até hoje, essas teorias não foram provadas.

Mesmo em uma época sem tecnologia avançada nos celulares, o luto pela princesa foi quase instantâneo. No dia seguinte à sua morte, milhares de ingleses foram às ruas homenagear Lady Di.A reação da coroa britânica, no entanto, foi mais lenta e foi motivo de severas críticas à Rainha Elizabeth, que estava com os netos na Escócia, e levou dias até voltar para Londres.

No dia 05 de setembro, a rainha Elizabeth quebrou o silêncio durante um discurso televisionado e que marcou o antes e depois na comunicação da monarquia britânica. “Ninguém que conhecia Diana irá esquecê-la. Milhões de outras pessoas que não a conheceram, mas que sentiam como se a conhecessem, se lembrarão dela. Eu acredito que há lições para serem extraídas de sua vida e da reação extraordinária e emocionante diante de sua morte. Eu compartilho sua determinação em prezar por sua memória”. Diana foi enterrada em uma propriedade privada de sua família, no dia seguinte, dia 06 de setembro.

homenagens-princesa-dianaApós o anúncio da morte de Diana o palácio de Buckingham ficou lotado de flores, bichos de pelúcia e mensagens de amor a princesa. Imagem: Bebeto Matthews/AP


Casamento e divórcio
Quando Diana morreu, estava separada do príncipe Charles há um ano. O casamento dos dois, foi em 29 de julho de 1981. A cerimônia, na Catedral de St. Paul (três semanas após o aniversário de 20 anos de Diana) contou com a presença de 2.500 pessoas e bateu o recorde de audiência da época para qualquer evento televisionado. Foi assistido por 750 milhões de pessoas em todo o mundo. Diana chegou a revelar em gravações, tristeza e insatisfação no casamento.

No início do casamento, Diana e Charles pareciam muito apaixonados e felizes. Porém, a partir de 1986, ficou óbvio para todos que a vida de casal dos dois não ia mais tão bem. Em suas raras aparições públicas juntos demonstravam muita frieza, despertando especulações sobre traições e uma futura separação. Mais tarde, descobriu-se que os boatos da imprensa eram verdadeiros. Charles manteve um longo caso com Camilla Parker Bowles, hoje sua esposa, conhecida como Duquesa da Cornualha. Depois, Charles se envolveu em suposto escândalo homossexual e praticamente caiu em esquecimento.


Os filhos – príncipes William e Harry
Quando Diana morreu, William tinha 15 anos e Harry tinha 12. Em abril deste os comentários feitos pelos príncipes foram os mais íntimos que já fizeram a respeito do pesar por sua mãe. Os dois irmãos se pronunciaram devido a seu envolvimento em uma campanha de conscientização dos desafios impostos pelas doenças mentais e para incentivar as pessoas a falarem abertamente, ao invés de conter suas emoções.

“Ainda sinto o choque dentro de mim. As pessoas dizem ‘o choque não pode durar tanto’, mas dura. Você nunca supera isso, é um momento tão inacreditavelmente imenso na sua vida que nunca deixa você. Você simplesmente aprende a lidar com ele”, disse o príncipe William. Harry disse em uma entrevista que chegou perto de um “colapso total” em várias ocasiões e que buscou aconselhamento quando já tinha quase 30 anos para lidar com a dor da perda da mãe.

lady-di26Os príncipes William e Harry revelaram momentos da infância com a mãe Diana, nas gravações de um novo documentário em entrevista à produção da “BBC” (que foi ao ar no dia 27/08/2017). A entrevista marca a primeira vez — e a última, segundo assessores — que os herdeiros do trono britânico falam sobre os momentos seguintes à notícia. William destacou que se sentiu “desorientado, tonto e muito confuso” ao ouvir do pai que a mãe havia morrido em um acidente de carro. “Eu lembro de me sentir completamente paralisado. E você fica se perguntando a toda hora: ‘Por que eu? O que eu fiz?’, descreveu o primogênito, que tinha 15 anos à época. Já Harry frisou que o primeiro sentimento ao saber da notícia foi o de descrença, sem manifestação imediata de luto ou tristeza.

William, casado Kate Middleton, contou sobre como tenta manter as memórias da “vovó Diana” vivas para seus filhos, Charlotte e George.”Eu faço isso sempre quando coloco os dois na cama. Falo sobre ela e tento lembrá-los que há duas avós, duas avós nas suas vidas, e é importante que eles saibam quem ela era e que ela existiu.” Kate nunca conheceu a falecida sogra, mas chamou-a de “mulher inspiradora” em entrevista.

Na quarta-feira (30/08) os príncipes William e Harry visitaram um jardim criado homenagem à mãe no palácio de Kensington e participaram de um encontro com representantes de organizações beneficentes que ela apoiava. Desde o começo da semana, flores e cartões se acumulam em frente ao palácio de Kensington, onde Diana vivia em Londres.


Uma vida dedicada ao bem
Diana apoiava diversas causas filantrópicas, entre elas a luta contra o vírus HIV e o combate às minas terrestres. Durante sua vida, ela apoiou mais de cem instituições de caridade, segundo informações do Diana Princess of Wales Memorial Fund. “A princesa se envolveu no seu trabalho de caridade de um jeito muito pessoal, dedicando incontáveis horas a ouvir histórias individuais e problemas de pessoas que ela visitava”, afirma a instituição.

>> Em 1987 a Princesa Diana inaugurou a primeira unidade totalmente destinada aos portadores do vírus HIV no Reino Unido. Na mesma ocasião, ela apertou a mão de pacientes que tinham Aids. O ato serviu para desmistificar a ideia de que o HIV podia ser transmitido apenas pelo contato físico.

Lady Di construiu uma popularidade mundial ao demonstrar empatia com os desfavorecidos. Suas confidências privadas revelaram também uma mulher independente que tomou muitas liberdades em relação às tradições da monarquia – e, por isso, muitas vezes enfureceu a rainha Elizabeth II. Especialistas afirmam que Diana foi fundamental, por meio das suas atividades públicas, para enfatizar o papel filantrópico da monarquia no século 20 pois ela usou seu glamour e brilho para atrair publicidade e atenção midiática para esta função.

homenagem-elton-johnHomenagem do amigo Elton John
Sir Elton John continua mantendo a memória da Princesa Diana viva 20 anos após sua morte. O cantor era amigo próximo da princesa, e postou uma foto com ela no Instagram no aniversário de sua morte.

“Vinte anos atrás, o mundo perdia um anjo”, escreveu o cantor. Elton John famosamente cantou no funeral de Diana, mudando as letras de “Candle in the Wind”, seu sucesso de 1973 sobre o legado de Marilyn Monroe, para refletir a vida da amiga.

“Ela tinha essa habilidade incrível de fazer as pessoas se sentirem bem, e sentirem que tudo ia ficar bem no final. Eu não experimentei isso com muitas pessoas na minha vida, mas ela podia entrar em uma sala e você imediatamente sentia que tudo estava melhor”, contou John em entrevista recente.

GALERIA DE FOTOS

 


Fotos do casamento de diana e charles 80
Filhos de William e Kate Middleton roubam a cena no
Fotos do casamento de diana e charles 27
Confira os looks dos convidados do casamento do prncipe
Fotos do casamento de diana e charles 75
Meghan Markle e Harry fazem primeira apario pblica aps
Fotos do casamento de diana e charles 4
Casamento Prncipe Harry e Meghan Markle: Tudo Sobre a
Fotos do casamento de diana e charles 68
Veja as fotos do casamento do prncipe Harry e Meghan
Fotos do casamento de diana e charles 18
Prncipe Harry e Meghan Markle: veja os destaques do
Fotos do casamento de diana e charles 50
Fotos do casamento de diana e charles 98
Fotos do casamento de diana e charles 45
Fotos do casamento de diana e charles 3
Fotos do casamento de diana e charles 3
Fotos do casamento de diana e charles 11
Fotos do casamento de diana e charles 23
Fotos do casamento de diana e charles 52
Fotos do casamento de diana e charles 44
Fotos do casamento de diana e charles 100